Available Languages:
- English
- | Portuguese
Num momento marcado pela pandemia que a todos nos afeta pessoal, profissional, económica, financeira e socialmente, a união em torno dos valores e princípios culturais e profissionais que nos unem é essencial para reforçar o interesse público e valor acrescentado da auditoria e contabilidade.
Em torno de uma língua, de uma cultura, de uma ciência e de princípios e padrões profissionais, nasceu a União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP), organização que reúne 750 mil contabilistas e auditores que juntos, em plena cooperação, colaboração e comunhão partilham as melhores práticas tendentes ao desenvolvimento da profissão.
Com um ano de existência, a UCALP viu-se impossibilitada de concretizar muitas das suas atividades, no entanto, com a flexibilidade, capacidade de inovação e resiliência que caracteriza os profissionais da auditoria e contabilidade, criadores de novas oportunidades e ferramentas para ultrapassar obstáculos em tempos de crise, a organização reinventou-se e não deixou nas mãos de outros a concretização do seus objetivos.
Exemplo mor desse contínuo esforço, foi a realização da conferência digital “Unidos pela Contabilidade”, no passado dia 24 de setembro. Nesta sessão, reuniram-se os mais altos representantes da OCC (Portugal), OCAM (Moçambique), OROC (Portugal), IBRACON (Brasil), CFC (Brasil), OCPCA (Angola), OPACC (Cabo Verde), OTOCA (São Tomé e Príncipe), ORNATOC-GB (Guiné Bissau) e CRAC (Macau) para uma interessante e produtiva discussão sobre o papel dos contabilistas e auditores ao longo da presente pandemia nos países de língua portuguesa, o papel das suas organizações profissionais e as perspetivas futuras para os profissionais e os seus clientes.
A UCALP, como plataforma de interligação e cooperação entre profissionais, continuará a trabalhar pelo desenvolvimento da profissão em todos os países de língua portuguesa, reforçando o interesse público e o valor acrescentado pelos profissionais junto da economia global.